Aprender violino online é possível com qualidade

Sat 12 November 2016

Para aprender a tocar violino é necessário muito tempo de técnica, prática e persistência. O primeiro passo é encontrar um bom professor, o segundo é ter perseverança para alcançar os seus objetivos, mesmo que no inicio o som não saia como desejado. Nesse texto ensinaremos alguns princípios básicos que você precisa saber se quer aprender a tocar violino:

Violino é um instrumento de cordas muito utilizado por músicos e artistas em geral, contando com boa afinação e timbre o violino encanta todas as plateias. Em uma orquestra ele tem uma enorme capacidade de envolver os ouvintes e dar volume a música: violinos em conjunto tendem a representar a maior parte de uma orquestra. O instrumento também caracteriza-se por seu apelo emocional, uma música bem tocada com apenas um violino de tom triste pode despertar lágrimas e grande comoção. No extremo, o instrumento pode gerar clima de tensão quando tocadas apenas notas dominantes como é muito utilizado em filmes de suspense ou terror. Um professor de Sorocaba ensina que a música está diretamente ligada ao cálculo nessa reportagem do G1.

Além disso tudo, o violino é um instrumento onde as notas não estão prontas como o piano, elas devem ser produzidas pela articulação das cordas e do arco. Da sua família (Cello e viola) ele é o mais agudo. Os mais antigos violinos se originaram na região da Itália e foram trazidos pelo império Bizantino, pelos melhores tocadores e professores. Entretanto podemos mencionar que as raízes do violino nos levam para uma era muito remota, quando instrumentos orientais ainda existiam como o instrumento egípcio. Estes foram formulados para a criação de incontáveis outros arranjos musicais, conforme a busca por inspiração e música de sua época.

O timbre do violino é muito estridente, mas tem a capacidade de  produzir sons mais aveludados, isso varia conforme o tipo de corda que é tocado. Mas como o som sai do instrumento se você tocar adequadamente? Ele é derivado da fricção das cerdas do arco com as cordas.  Outras formas de tocar também podem ser empregadas como o dedilhando, pelo atrito da parte de madeira ou com a parte de trás do arco utilizado. Com esses detalhes bem praticados, você estará pronto para aprender como tocar violino de verdade.

As peças do Violino

Uma das peças mais essenciais são as cordas, em idade mais antiga elas eram feitas de tripa de carneiro, mas hoje em dia são construídas a partir de material sintetizado ou aço cromado. São também revestidas de uma camada de fita de alumínio, níquel ou, em violinos mais caros, prata. O cavalete é outra peça central do instrumento, nela se apoiam 4 cordas que ficam estendidas. A parte debaixo do cavalete, que corresponde a dois pés, fica apoiada na superfície da harmonia do violino. Pequenas brechas e arranhões neste cavalete é que mantém todas as cordas em seu devido lugar.  O cavalete é responsável por transformar as vibrações que são ocasionadas durante o ato de tocar o instrumento.

Temos as cravelhas que são as partes (geralmente constituída de madeira) onde se fixam as cordas. Semelhantemente ao violão elas são utilizadas para afinação do instrumento e podem ser giradas em sentido horário ou anti-horário, afrouxando ou tornando mais tensas as cordas. Os violinos tendem a desafinar muito rapidamente devido às mudanças bruscas de temperatura ou em longas distancias. Se você está aprendendo a tocar não desanime! Essas informações que acabamos de citar já irão lhe dar uma boa base para entrar no mundo do violino.