Instagram para engajamento de seguidores

Fri 23 September 2016

Atualizado em 02/04/2018

O Instagram se tornou uma plataforma muito famosa nos tempos atuais. Depois de ter sido comprada pelo Facebook de Mark Zuckerberg. O empresário jovem mais bem sucedido do mundo resolveu apostar pesado em uma plataforma focada em imagens, o Instagram, e isso gerou enormes resultados para sua corporação.

Mas não é somente para Zuckerberg que os resultados podem ser positivos. Você que tem uma conta no Instagram também pode ver seu número de seguidores crescer, basta trabalhar forte nisso. Não é qualquer empresa ou qualquer profissional que irá conseguir seguidores no Insta, é preciso ter dedicação e foco no trabalho. Uma dica é procurar seguir as pessoas que possam ser clientes do seu negócio. Por exemplo, digamos que você trabalhe com moda e design. Seria interessante seguir ou acompanhar outras pessoas que atuam no mesmo ramo, pois assim essas pessoas podem olhar você e observar quem você é, o que faz, quais fotos você postou, e assim conhecer seu trabalho.

O fato de você ou sua empresa estarem no Brasil é uma vantagem, pois atualmente o Brasil é o segundo país que mais utiliza Instagram, com cerca de 50 milhões de usuários mensais (no mundo, são 800 milhões de usuários aproximadamente). Os brasileiros ainda são conhecidos na plataforma como early adopters, ou seja, figuravam entre os primeiros usuários a utilizar a plataforma. Isso mostra que o interesse pela rede social sempre existiu no país.

Obviamente, é preciso estar ciente de que apenas com perfis de alto nível de qualidade será possível ter algum resultado rápido. Se você não tiver um perfil interessante, nem fotos que chamem a atenção, será difícil de conseguir ganhar seguidores, afinal não terá como aumentar o número de pessoas que segue alguém que não oferece conteúdo de qualidade.

Sobre a qualidade do Instagram, não há do que reclamar, mas algumas pessoas dizem que o aplicativo para Android diminui a qualidade das fotos, então é bom estar atento quanto a isso. As imagens de alta definição podem demorar um pouco para serem carregadas (atualmente novos desenvolvimentos estão sendo feitos para endereçar essas dificuldades), então tenha paciência ou procure uma internet com melhor conexão. Lembre sempre que o beneficiado precisa ser o seu público alvo, não você, que é o criador de conteúdo.

As facilidades do Instagram para anunciantes e para empresas de pequeno, médio e grande porte trouxeram um grande benefício para os comerciantes em geral. Independentemente da estratégia de atuação de sua empresa, é preciso avaliar com calma os impactos positivos que uma quantidade grande de seguidores pode proporcionar para sua marca. Então invista nisso, não deixe sua empresa ficar para trás em assuntos tecnológicos. Comece já a investir em engajamento social. Outras redes sociais também podem colaborar para o seu crescimento, mas o Insta sem dúvida é a melhor opção do momento.

Fique atento também às novas redes sociais que estão surgindo, principalmente aquelas com propostas de descentralização, pois recentemente, muitas redes sociais que utilizam blockchain como a Steem, por exemplo, estão inovando no setor. Começar um perfil em redes novas também é uma boa opção para ganhar tração rapidamente e se tornar um gigante no setor caso a plataforma se perpetue.